Como educar os filhos?
- Cássio Adriano
- 11 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
A tarefa de educar está entre as mais complexas que existem. E uma pessoa pode adquirir muitas neuroses por meio de seus educadores e autoridades.

É inegável que muitas neuroses são adquiridas dos pais e autoridades. Esses problemas do passado irão se manifestar no futuro, talvez em forma de agressividade, medo, depressão, ansiedade, ou algum outro transtorno.
A boa educação por meio da razão, do amor e das virtudes, exercida com autoridade equilibrada e previsível ajuda a criar um ambiente saudável para o desenvolvimento da criança, e vamos comentar aqui sobre isso.
O que é a educação por meio da razão, amor e virtudes?
Todos temos dentro de nós compulsões e o objetivo da boa educação é o desenvolvimento de virtudes e da razão. Quem é educado tem sua razão treinada de uma forma que o compele para fazer boas ações.
As virtudes auxiliam na educação da criança, fornecendo os exemplos e definições de bons exemplos, como a coragem, a justiça, a prudência, a generosidade, a temperança, a honestidade, a humildade, a paciência, o amor e a gratidão.
A criança deve ser ensinada por meio de exemplos e afetividade. Toda educação da razão por meio da virtude deve ser feita com muito carinho, amor e atenção. Assim a criança terá uma boa vida moral no futuro, buscando equilíbrio entre o amor e a razão.
Como educar com autoridade equilibrada?
Autoridade vem do latim auctoritas, que significa "apoiar para crescer, assim como um jardineiro fixa uma estaca ao lado de uma nova planta para que ela cresça ereta e saudável e extrai dela a melhor forma de si.
Para exercer a autoridade de forma equilibrada, você deve traçar limites claros, transmitir uma imagem positiva e bem definida com amor, carinho, estímulo e paciência.
Por que é importante ser previsível?
Se você está educando uma criança, sua comunicação deve ser adequada à idade da criança e você deve respaldar suas palavras com atos. A criança fica atenta e valida se seus pais descumprem as regras ou medidas que disseram que seriam impostas.
É bom que você sempre pense previamente suas palavras e medidas corretivas antes, para não definir punições absurdas ou abusivas ou regras que não vai cumprir se a criança desrespeitar as regras.
Como fazer a criança me entender?
Seja objetivo. Fale pouco. Estabeleça regras simples. Não dê regras ou punições absurdas ou abusivas. Tenha muita paciência com a criança. E cumpra o que prometer.
Tenha em mente a idade da criança. Uma criança de 4 ou 5 anos tem muito mais limitação para entender uma instrução e de focar a atenção na fala, você se lembra de quando tinha 4 anos? Se não se lembrar, pegue uma foto sua da época e pense: "Como falar com essa criança? Como cobrar essa criança? Preciso tratar ela com paciência e amor" e trate seu filho do mesmo jeito. Então adapte a sua regra de uma forma que ela consiga entender.
Adapte as punições à idade e a gravidade do desrespeito. E seja claro e objetivo ao estabelecer as regras.
Me acompanhe aqui que estou preparando um material muito legal sobre esse assunto de educação junto com a Cristiane.